Primeiros cuidados com filhotes de cachorro

Primeiros cuidados com filhotes de cachorro

Primeiros cuidados com filhotes de cachorro

Ao decidir ter um amigo de 4 patas em casa, principalmente se ele for filhote, exigirá muita paciência e dedicação. Seu filhote necessitará de cuidados e ensinamentos especiais principalmente nos primeiros meses.

Os primeiros dias requerem paciência e consistência para obter sucesso nos ensinamentos.

Ao deixar a mãe e os irmãos, cães recém-nascidos precisam de um pouco mais do que uma cama quentinha dentro de seu novo lar. Assim como os bebês humanos, eles necessitam de cuidados especiais que vão desde a maneira certa de acomodá-los, ao jeito mais indicado de dar banho, cortar as unhas e observá-los durante a troca de dentes.

Pensando isso, preparamos algumas dicas sobre tudo o que você precisa saber antes de receber filhotes de cachorro ou um cachorro adulto que você tenha acabado de adotar.

Primeira noite de sono

Para recepcionar bem o filhote, o tutor precisa ser carinhoso e dar atenção ao bichinho, já que ele provavelmente estranhará bastante o seu novo lar. Quando a primeira noite de sono chegar, é preciso aquecê-lo bem.

Acomodações

Na hora de escolher onde fazer a cama do mascote recém-chegado, é preciso escolher um local, onde ele não fique só por muito tempo. Porém, também é preciso evitar locais barulhentos com muitas pessoas. Os cães necessitam sempre ter uma cama limpa, seca e bem aquecida, além de um certo espaço para se alimentar e fazer suas necessidades. Esta área deve ter sombra e ainda ser ventilada. Como os filhotes são muito curiosos, evite que eles estejam expostos a qualquer material que possa ser ingerido ou triturado como produtos de limpeza, fios, cabos, tomadas, plantas ou aparelhos eletrônicos menores.

Primeiros cuidados com filhotes de cachorro

Caso ele chore durante a noite, evite ir olhá-lo sempre que ele chorar, para ele não relacionar o ato de chorar a receber atenção.

Banho

Enquanto ainda são filhotes, os cães têm baixa resistência imunológica. Sendo assim, aconselhamos que o banho aconteça após a segunda dose da vacina V10.

Primeiros cuidados com filhotes de cachorro

No caso de banhos em casa, escolha os horários mais quentes do dia. Não deixe que a água entre no nariz ou nos ouvidos (sempre proteja os ouvidos com algodão). O banho também deve ser rápido para evitar que o cão fique doente. Para secá-lo, o melhor é usar toalhas felpudas e um secador com ajuste no morno. O banho em petshop serão liberados apenas após o termino do esquema de vacinação.

Troca de dentes

Entre o quarto e o quinto mês de idade, acontece a troca de dentes dos cães. Nesta fase, os tutores precisam ficar atentos e se possível levar os filhotes para avaliação de um veterinário especializado, já que nem todos os dentes de leite caem, ao mesmo tempo em que os permanentes começam a crescer, caso os dentes de leite não caiam sozinhos, deveremos intervir. É importante já habituar o animal a escovação dentária.

Primeiros cuidados com filhotes de cachorro

Alimentação

Outro fator importante para a saúde dos filhotes é a alimentação. Entre o primeiro e o segundo mês completo de vida, o cão já pode consumir ração; mas antes de inicia-lo as rações é indicado consultar um veterinário para verificar se o animal não possui alguma verminose (o que é muito comum, principalmente em animais adquiridos em canis) e para que ele indique qual o melhor tipo e marca de ração indicada para o seu animal.

Primeiros cuidados com filhotes de cachorro

Definido a ração, você precisará tomar alguns cuidados ao servi-la.Primeiro coloque o pote em frente ao cão no horário que achar adequado alimentá-lo. Se ele não comer em cerca de quinze minutos, não force. Sempre siga a orientação diária recomendada pelo fabricante, que se encontra no verso da embalagem e divida aquele total em 4 porções até o 6 mês de vida. Após os 6 meses em 3 porções diárias e com 1 ano de vida em 2 porções diárias.

Inicialmente, pode ser que o filhote coma bem em algum horário, mas não queria respeitar os outros. Mesmo assim, não altere a rotina. Com o passar dos dias, ele perceberá que precisa respeitar os horários determinados para se alimentar.

Necessidades

Durante a fase de aprendizado para aprender a fazer o xixi e cocô no local adequado requer muita paciência e dedicação. Filhotes aprendem muito bem sobre recompensa positiva e quanto mais jovem, melhor. Não deixe ele em uma área muito grande, se tiver algum banheiro ou local cercado para deixá-lo, melhor. Inicialmente deixe toda a área forrada e conforme ele for acertando, diminua a área forrada, parabenize ele e dê um petisco, sempre que ele acerta. Caso ele erre, ele não receberá petisco, mas também não levará bronca (apenas em relação ao xixi e cocô). Se ele tiver horários regulares para realizar suas refeições ficará mais fácil saber quando ele irá fazer suas necessidades.

Primeiros cuidados com filhotes de cachorro

Socialização

A socialização é uma parte necessária e indispensável na vida de qualquer cachorro, ainda mais quando filhote. Ela irá garantir que o animal cresça saudável, feliz e apto para interagir com você, outros cães e o mundo exterior. Nunca estimule brincadeiras de mordidas, mesmo que quando filhote ele pareça fofinho, não se esqueça que ele trocará os dentes e as mordidas ficarão cada vez mais fortes.

Observe-os regularmente

É importante ficar atento nos primeiros meses de vida, pois é o período que são mais frágeis. Observe se eles respiram direito, se movimenta normalmente. Preste também atenção em possíveis sinais de doença, como diarreia e vômitos, e comunique rapidamente um veterinário caso tenha algo errado.

Visita ao veterinário

Não deixe de visitar o veterinário para ficar de olho na saúde dos filhotes e começar a vermifugação e vacinação. A partir da segunda semana já deve ficar atento a isso. Confirme com um profissional de confiança as datas, mas geralmente a vermifugação começa com duas semanas de vida. Já as vacinas costumam ser dadas na sexta ou sétima semanas, após a época do desmame.

Para maiores esclarecimentos, orientações e acompanhamentos, ficamos à disposição!

Clínica Veterinária Nanci